domingo, 5 de setembro de 2010

Cálculos

O que são cálculos?
Chamamos de cálculos,concreções,litíase ou ainda "pedra",como é mais conhecido popularmente,massas esferoidais,ovóides ou facetadas,sólidas,concretas e compactas,de consistência argilosa e pétrea,formadas no ineterior de órgãos ocos,cavidades naturais,condutos naturais ou no interior de vasos. 
Como eles são formados?
Há uma precipitação sucessiva dos sais ao redor de um núcleo orgânico,que pode ser formada por agregados de células descamadas,grumos bacterianos,massas de fibrina ou de mucina,corpos estranhos,etc.Essa precipitação pode ser facilitada por um pH alcalino,aumento da concentração de carbonato e de fosfato de cálcio no local,estase do fluxo,infecções e inflamações.Isso resulta na formção de cálculos que podem apresentar estrutura radiada ou camadas concêntricas dos elementos depositados.
Em quais órgãos podemos encontrá-los?
Bexiga,vesicula biliar,cavidades peritoneal e vaginal do testículo,ureter,colédoco,ducto pancreático ou salivar e,como já citado,no interior de vasos.
Figura 1. Presença de cálculos moldados á forma da pelve renal que é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil.



FONTE: Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário