sábado, 21 de agosto de 2010

Degenerações

Vimos que as degenerações são causadas por um acúmulo de diversas substâncias no interior da célula.Entre os tipos de degeneração estão a:
  • Degeneração gordurosa-onde há um acúmulo de gordura no interior da célula.Não é a gordura em si que é prejudicial à célula, e sim o que ela modifica na mesma, como por exemplo, o tamanho da célula.

 





  •         Degeneração hidrópica- é a lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula, o que modifica seu tamanho, tornando-a tumefeita ou aumentada.Pode ser causada por exemplo por uma alteração mitocondrial, o que vai diminuir a produção de ATP, modificando então a permeabilidade celular e desregulando a bomba sódio-potássio. A figura abaixo mostra a degeneração hidrópica em hepatócitos.
  • Degeneração hialina- caracterizada pelo acúmulo de material acidófilo no interior da célula. Esse material acumulado é protéico, por isso há uma grande afinidade do mesmo pela eosina e fucsina ácida. Temos como exemplo o acúmulo de proteína nos túbulos contorcidos proximais, em casos de proteinúria. A figura abaixo mostra degeneração e necrose hialina de fibras musculares esqueléticas de camundongo infectado com Trypanosoma Cruzi.

Degeneração mucóide- pode ser causada pela hiperprodução de muco por parte das células mucíparas dos tratos digestório e respiratório e por uma síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas.

FONTE:
Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário