sábado, 21 de agosto de 2010

Degenerações

Vimos que as degenerações são causadas por um acúmulo de diversas substâncias no interior da célula.Entre os tipos de degeneração estão a:
  • Degeneração gordurosa-onde há um acúmulo de gordura no interior da célula.Não é a gordura em si que é prejudicial à célula, e sim o que ela modifica na mesma, como por exemplo, o tamanho da célula.

 





  •         Degeneração hidrópica- é a lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula, o que modifica seu tamanho, tornando-a tumefeita ou aumentada.Pode ser causada por exemplo por uma alteração mitocondrial, o que vai diminuir a produção de ATP, modificando então a permeabilidade celular e desregulando a bomba sódio-potássio. A figura abaixo mostra a degeneração hidrópica em hepatócitos.
  • Degeneração hialina- caracterizada pelo acúmulo de material acidófilo no interior da célula. Esse material acumulado é protéico, por isso há uma grande afinidade do mesmo pela eosina e fucsina ácida. Temos como exemplo o acúmulo de proteína nos túbulos contorcidos proximais, em casos de proteinúria. A figura abaixo mostra degeneração e necrose hialina de fibras musculares esqueléticas de camundongo infectado com Trypanosoma Cruzi.

Degeneração mucóide- pode ser causada pela hiperprodução de muco por parte das células mucíparas dos tratos digestório e respiratório e por uma síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas.

FONTE:
Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

Alterações celulares


Alteração celular é tudo aquilo que modifica a célula diminuindo ou aumentando sua função. As alterações celulares são divididas em:
  • Regressivas-quando há diminuição da função celular; e 
  • Progressivas, quando há um aumento da função celular.
As degenerações são alterações regressivas da célula caracterizadas por um acúmulo de diversas substancias e ,principalmente, pela diminuição da função celular. Ela indica lesões reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas, que resultam no acúmulo de substâncias no interior da célula.Essas alterações podem ocorrer por:
·         Um aumento do aporte- Por exemplo, uma grande ingestão de gordura pode fazer a célula acumular a mesma;
·         Uma falha na eliminação- que pode acumular determinados materiais dentro da célula;
·         Uma falha na metabolização- quando, por exemplo, a célula não consegue processar o que fagocitou;
·         Uma falha na formação- onde há um aumento na produção de determinados materiais, por exemplo, quando um vírus entra na célula e estimula a mesma a produzir proteína.

FONTE:
Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

Apoptose x Necrose

A apoptose, mais conhecida como “morte celular programada”, vem gerando muita discussão sobre esse assunto. Seria ela realmente uma MORTE programada? Há quem diga que não! Muitos pesquisadores acreditam que apoptose seja um processo seletivo realizado para deleção de células desnecessárias, transformadas ou infectadas e que esse processo resultaria numa espécie de homeostase e na renovação de tecidos.
Já a necrose pode ser considerada um tipo de morte na qual as células
sofrem um estímulo que resulta no aumento do volume celular, agregação da cromatina, desorganização do citoplasma, perda da integridade da membrana plasmática e conseqüente ruptura celular.Durante a ruptura da membrana, o conteúdo intracelular extravasa e causa danos à célula vizinha gerando assim uma inflamação.

Confrontando alguns aspectos da necrose com da apoptose temos:
A apoptose é um processo ativo, ou seja, há gasto de energia para realizá-lo.Já na necrose não há gasto de  energia.
Na apoptose o conteúdo intracelular não extravasa portanto, não há dano para célula. Já na necrose o conteúdo intracelular extravasa, gerando um quadro inflamatório.
Na apoptose a retração celular é característica. Na necrose há um aumento no tamanho da célula.

FONTES:
http://www.multipolo.com.br/histologia/apoptose.htm
http://www.inca.gov.br/rbc/n_53/v03/pdf/revisao4.pdf
http://www.unorp.br/asp/..%5Crevista%5CsaudeIII%5C7.pdf

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mas afinal,o que é patologia?


Você já deve ter se deparado algumas vezes com a palavra patologia mesmo antes de entrar na faculdade, e você deve se lembrar daquelas piadinhas como: ”O que seria patologia??O estudo dos patos??” Mas saiba que o significado da palavra patologia não tem nada relacionado a patos!! A palavra patologia significa estudo das doenças (do grego pathos=doença e logos=estudo). Mas antes vamos primeiro definir a palavra saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença. Mas cada pessoa tem o seu próprio conceito de saúde. Dizemos que estamos saudáveis quando o nosso corpo se encontra em homeostase, ou seja, quando há nele um estado de equilíbrio. Uma célula normal quando se encontra em homeostase (equilíbrio) recebe diversos tipos de estímulos com intensidades diferentes. A célula tem a capacidade de receber e se adaptar a esses estímulos. Porém quando esse estímulo chega com uma grande intensidade a célula pode entrar no que chamamos de estresse de demanda, onde nota-se a sua incapacidade de adaptação. Estímulos nocivos podem desencadear uma lesão celular que vai depender do estado em que a célula se encontra, do tipo de célula, estado do paciente e/ou tipo do estímulo. As lesões são divididas em: reversíveis, que, como o nome já diz,podem ser revertidas; e irreversíveis; que tem como conseqüência a morte celular. É importante dizer que entre esses dois tipos de lesões existe um ponto de irreversibilidade que vai determinar o destino da célula. Quando a lesão ocorre, primeiramente observamos alterações subcelulares (como alterações no citoesqueleto celular que é responsável pela forma e auxiliam a movimentação celular), depois disso é que ocorrem as alterações celulares o que pode acarretar em morte celular.Em se tratando de morte celular, duas palavrinhas que nos vem a cabeça é:Oncose e apoptose.Mas será que esses nomes diferentes tem o mesmo significado quando estudamos a morte celular?Definitivamente NÃO! A oncose (ou necrose) remove células danificadas de um organismo, a apoptose, mais conhecida como morte celular programada, é um processo seletivo, regulado para a deleção de células supérfluas, transformadas ou infectadas.E esse é apenas o início do processo patológico.

FONTES:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000100004&script=sci_arttext
http://www.unorp.br/asp/..%5Crevista%5CsaudeIII%5C7.pdf
Bogliolo Patologia Geral- 4ª Edição