domingo, 19 de setembro de 2010

Endometriose

Fig.1:Figura mostrando pontos de localização ectópica do endométrio.

O que é?
A endometriose é caracterizada pela implantação ectópica do endométrio(tecido que reveste o útero).Essa implatação pode ser dá em outras partes do útero ou da pelve.O endométrio mesmo estando localizados,erroneamente,em outros locais(fora do útero) sofre o mesmo processo de descamação que a parede endometrial sofre durante a menstruação pois estão sujeitos a influência do ciclo hormonal e ao sangramento.E é aí que está o grande problema pois o sangue produzido fora do útero não tem por onde sair,ficando preso e sendo degradadado,juntamente com a parede do próprio endométrio,dentro do organismo,o que pode levar a uma inflamação,formação de cisto e infertilidade.
O que pode causar?
Ainda não se sabe ao certo o que causa a endometriose,mas acredita-se que ela está ligada a fatores ambientais e a dieta alimentar,por isso hoje ela é considerada uma da mulher moderna.
Quais os sintomas?
O sintoma mais comum é dor na região abdominal e na pelve antes e durante o período menstrual.Pode ocorrer também sangramento irregular e intenso além de dor nas costas diarréia,constirpação intestinal acompanhada de mal-estar.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico clínico é extremamente difícil.Podemos ter um diagnóstico mais seguro para essa patologia através de uma biópsia do tecido suspeito,coletado por um procedimento de videolaparoscopia ou de laparoscopia.A avaliação clínica também pode ser bastante útil.
Qual o tratamento?
Pode ser medicamentoso ou cirúrgico.O medicamentoso impede o crescimento da endometriose a cada mês bloqueando os hormônios do ciclo menstrual.Já o cirúrgico consiste na remoção dos focos de endometriose ou de órgãos pélvicos,dependendo da gravidade da doença.

FONTES:
http://www.reflexoes.diarias.nom.br/SAUDE/ENDOMETRIOSE.pdf
http://www.antoniofrancaaraujo.med.br/arquivos/endometriose.pdf
http://www.portaldaendometriose.com/

Icterícia em recém-nascidos

Fig.1.:Fototerapia(tratamento em bebê com icterícia)
 
Você já deve ter percebido que alguns bebês recém-nascidos tem uma cor amarelada na pele.Isso se deve a um tipo de pigmento,derivado do metabolismo das hemácias,chamado de bilirrubina o qual possui uma cor amarelada,o que gera a tonalidade amarela na pele.A esse quadro dá-se o nome de icterícia que é mais conhecida popularmente como "amarelão".A maior parte dos casos de icterícia aparecem logo durante a primeira semana de vida,onde a mesma não se mostra visível,mas os níveis de bilirrubina sanguíneo se mostra elevados.Geralmente esses casos de icterícia são fisiológicos(por isso chamados de icterícia fisiológica) que pode ser considerado um evento benigno.
Mas como é causado um acúmulo de bilirrubina?
As células vermelhas do sangue,ou hemácias,possuem uma vida média de 120 dias e,após isso são destruídas no baço.Os seus componentes são reaproveitados na fabricação de novas hemácias,já a hemoglobina que estava em seu interior é quebrada em pedaços menores e alguns deles são convertidos em bilirrubina.Essa bilirrubina é capturada pelo fígado,onde passa por um processo para se tornar polar e ser excretada através da bile, que fica armazenada na vesícula.Quando alguma parte desse processo está afetado, pode ocorrer icterícia.
Quais os tipos de icterícia?
Quais são os principais sintomas?
A pele muito amarela é a característica mais marcante,além disso é possível notar que o branco do olho também fica amarelado.
Qual o tratamento mais adequado?
O tratamento é feito em crianças que continuam níveis muito altos de bilirrubina.A fototerapia(banho de luz) é um dos tramtamentos mais utilizados em casos de icterícia neonatal pois a luz converte a bilirrubina em outra substância incolor que não acumula no cérebro. Há também a exsangüinotransfusão indicada para reduzir rapidamente a concentração de bilirrubina,quando há risco de comprometer o cérebro.
O que a icterícia pode causar se não for tratada?
O acúmulo de bilirrubina é extremamente tóxico para o sistema nervoso,podendo gerar lesões irreversíveis.

FONTES:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4832&ReturnCatID=1511
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?250
http://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/91/35

domingo, 12 de setembro de 2010

Pigmentações

Podemos chamar de pigmento toda substância que possui cor própria e têm origem,composição química e significado biológico diferente.Pigmentação pode ser tido como o processo de formação e/ou acúmulo normal ou patológico de pigmentos no organismo.Há dois tipos de pigmentos:
  • Os pigmentos endógenos: originados de substâncias sintetizadas pelo próprio corpo.Eles podem ser derivados:
                -Da hemoglobina(pigmento hemoglobínico)-que,como o nome já diz,é derivado da lise da estrutura de uma proteína chamada hemoglobina dando origem à  pigmentos denominados de hemossiderina,porfirinas,hematoidina e bilirrubina.
               -Da melanina(pigmentos melânicos)-essa melanina é produzida por células chamadas melanoblastos.A melanina é responsável pela coloração da pele,mucosas,cabelo,etc.O aumento da produção da melanina pode ser causada por uma alteração de glândulas como a hipófise e a supra-renal as quais produzem hormônios que controlam a síntese de melanina.Outro fator que pode causar aumento de melanina é a exposição aos raios ultra-violetas,por isso torna-se tão importante o uso de protetor solar.
Fig.1-Exemplo de pigmentação melânica normal.


             -Do ácido homogentísico-causado por um distúrbio do metabolismo intermediário da fenilalanina,o qual é causado por uma falha  na síntese da enzima homogentísico oxidase,resultando em pigmentação com acido homogentísico(semelhante à melanina) nas cartilagens; ou
             -Da lipofuscina-acredita-se que a lipofuscina seja resultado da autofagia. Assim, os lipídeos oriundos dos componentes celulares fagocitados seriam parcialmente digeridos no interior dos fagolisosomos produzindo os pigmentos.
              
  • Os pigmentos exógenos: formados no exterior que penetra no organismo seja por via digestiva,respiratória ou por via parental(que é aquela que não precisa passar pelo sistema digestivo antes de chegar no sangue).Um exemplo de pigmentação exógena cutânea é a tatuagem.Já exemplo de pigmentações exógenas de via oral temos o argirismo ou argiria(intoxicação com sais de prata),plumbismo ou saturnismo(intoxicação com sais de chumbo),pigmentação bismútica(intoxicação com sais de bismuto),carotenose ou lipocromatose exógena(a ingestão excessiva de pigmentos vegetais).
  •  
Fig 2-Tatuagem como um exemplo de pigmentação exógena.

    FONTES: http://www.icb.ufmg.br/pat/pat/old/9pigpat.htm
                     http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartepig3.htm
                     Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

    domingo, 5 de setembro de 2010

    Cálculos

    O que são cálculos?
    Chamamos de cálculos,concreções,litíase ou ainda "pedra",como é mais conhecido popularmente,massas esferoidais,ovóides ou facetadas,sólidas,concretas e compactas,de consistência argilosa e pétrea,formadas no ineterior de órgãos ocos,cavidades naturais,condutos naturais ou no interior de vasos. 
    Como eles são formados?
    Há uma precipitação sucessiva dos sais ao redor de um núcleo orgânico,que pode ser formada por agregados de células descamadas,grumos bacterianos,massas de fibrina ou de mucina,corpos estranhos,etc.Essa precipitação pode ser facilitada por um pH alcalino,aumento da concentração de carbonato e de fosfato de cálcio no local,estase do fluxo,infecções e inflamações.Isso resulta na formção de cálculos que podem apresentar estrutura radiada ou camadas concêntricas dos elementos depositados.
    Em quais órgãos podemos encontrá-los?
    Bexiga,vesicula biliar,cavidades peritoneal e vaginal do testículo,ureter,colédoco,ducto pancreático ou salivar e,como já citado,no interior de vasos.
    Figura 1. Presença de cálculos moldados á forma da pelve renal que é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil.



    FONTE: Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição

    Calcificações

    Quando sais(fosfatos,carbonatos,citratos e outros) de cálcio são depositados em tecidos frouxos não osteóides,enrijecendo-os,dá-se o nome de calcificação ou mineralização patológica.Apesar de essencial,o cálcio é um elemento tóxico para as células.é importante lembrar que a hidróxiapatita,que são cristais de cálcio,estão presentes em todas as calcificações.A deposição de cálcio nos tecidos ocorre de duas formas:
    • 1-Calcificação distrófica- que afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo.Esse tipo de calcificação é a mais frequente.
    • 2-Calcificação metastática- onde a precipitação dos sais ocorre em tecidos normais resultando num estado de hipercalcemia.Esse tipo de calcificação é a amsi disseminada no organismo.Ela pode ser causada por uma absorção aumentada de cálcio no tubo gastrintestinal por excesso de vitamina D,por uma mobilização excessiva de cálcio dos ossos por mobilização prolongada e também pelo aumento do paratormônio.
    Figura 1.A valva tricúspede apresentando blocos grosseiros de calcificação.

    FONTE: Bogliolo Patologia Geral-4ª Edição